Há menos de um mês, o vereador Adriano da Ambulância (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Espigão do Oeste para destacar a importância de valorizar e fortalecer a agricultura familiar, tema que volta a ganhar destaque após a produtora Fabiana, do município, ser premiada em Belo Horizonte pelo café de excelência produzido em Espigão do Oeste.
Durante seu pronunciamento, o vereador foi enfático ao afirmar que Espigão do Oeste precisa urgentemente criar uma Secretaria de Agricultura que realmente trabalhe para fomentar a produção e incentivar o agricultor, pois, segundo ele, a atual Secretaria Municipal de Agricultura (Semader) tem atuado de forma concentrada apenas na manutenção de estradas rurais, deixando em segundo plano as ações de estímulo à economia agrícola e o apoio direto aos produtores.
Adriano da Ambulância destacou que o município precisa pensar no futuro econômico e que não pode continuar dependendo apenas do setor madeireiro. “Hoje, Espigão do Oeste vive sua economia baseada na madeira, mas já devemos buscar novas soluções — e a solução está na agricultura familiar”, afirmou o vereador.
Ele também citou exemplos de cidades como Cacoal, Rolim de Moura e Alta Floresta, que vêm incentivando fortemente a agricultura familiar e, como resultado, vivem um dos melhores momentos econômicos de suas histórias, com crescimento sustentável e geração de renda no campo.
Em seu discurso, Adriano relembrou ainda que foi o autor do projeto Porteira Adentro, criado em um de seus mandatos anteriores, que levou benefícios diretos aos produtores rurais, além de ser um dos principais apoiadores da Feira do Produtor Rural, onde destinou uma emenda de R$ 500 mil, por meio do deputado federal Expedito Júnior, fortalecendo o espaço e garantindo mais estrutura para os agricultores locais.
O reconhecimento conquistado pela produtora Fabiana em Belo Horizonte é, segundo o vereador, a prova de que Espigão do Oeste tem potencial e talento no campo, bastando incentivo e políticas públicas eficazes para transformar a agricultura familiar em motor de desenvolvimento econômico e social.
POR ESPIGÃO NOTÍCIAS
Veja o Vídeo:









