Com as Eleições Gerais de 2026 se aproximando, a Justiça Eleitoral faz um alerta importante aos eleitores de Espigão do Oeste: o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais ou regularizar pendências termina no dia 6 de maio.
Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado, conforme determina a Lei nº 9.504/1997, e nenhuma alteração poderá ser feita até depois das eleições. O 1º turno do pleito está marcado para 4 de outubro de 2026.
O que pode ser feito até 6 de maio
Até o encerramento do prazo, os moradores de Espigão do Oeste podem procurar a Justiça Eleitoral para realizar os seguintes serviços:
Tirar o primeiro título de eleitor;
Transferir o domicílio eleitoral para o município;
Atualizar dados cadastrais, como nome e endereço;
Regularizar pendências com a Justiça Eleitoral, como ausência em eleições anteriores.
Os atendimentos seguem as orientações do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e podem ser realizados nas unidades da Justiça Eleitoral.
Jovens e o primeiro título
O alistamento eleitoral é obrigatório a partir dos 18 anos, mas facultativo para jovens de 16 e 17 anos. O primeiro título pode ser solicitado a partir dos 15 anos de idade, porém só poderá votar em 2026 quem completar 16 anos até o dia 4 de outubro, data do primeiro turno.
A Justiça Eleitoral reforça a importância da participação dos jovens no processo democrático, incentivando o alistamento antecipado.
Atendimento da Justiça Eleitoral em Rondônia
Em Rondônia, o TRE-RO informa que, no período de 7 a 20 de janeiro de 2026, o atendimento ocorre das 8h às 13h. A partir do dia 21 de janeiro, o horário volta ao normal:
Zonas Eleitorais: das 7h30 às 14h30
Secretaria do Tribunal: das 11h às 18h
A recomendação é clara: não deixar para a última hora. Regularizar a situação eleitoral com antecedência evita filas, imprevistos e garante que o eleitor de Espigão do Oeste esteja apto a exercer seu direito ao voto nas eleições de 2026.







