Banner
Banner Solar

2º Capítulo: Justiça Anula Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Espigão do Oeste

A Justiça determinou a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, realizada em 1º de janeiro de 2025. O motivo foi a falta de proporcionalidade partidária, já que apenas três partidos participaram da composição, comprometendo a representatividade e imparcialidade do processo.

Com isso, uma nova eleição será realizada nesta quinta-feira, durante sessão ordinária. Até lá, a presidência interina está sob responsabilidade da vereadora Nadja Lagares, que assumiu por ter sido a mais votada nas eleições municipais.

A ação que levou à anulação foi solicitada pelos vereadores Nadja Lagares e Walter Gonçalves Lara, ambos do Republicanos. Agora, nos bastidores, as movimentações são intensas para a formação da nova Mesa Diretora. A expectativa é que o vereador Amilton continue como presidente, mas um dos integrantes da mesa anterior, o vice-presidente Genézio Mateus ou o primeiro secretário Professor Hermes, será substituído para garantir a proporcionalidade partidária.

Caso a mesma mesa seja mantida, a substituição não poderá ser feita pela vereadora Kissila, pelo vereador Bahia (ambos do PL) ou pelo vereador Adriano da Ambulância (PSD), pois eles pertencem aos mesmos partidos já representados na composição. Isso limita as possibilidades e torna a disputa ainda mais estratégica.

Com essa necessidade de mudança, os vereadores Severino Shulz (PDT), Gilmar Loose (MDB) e os dois vereadores do Republicanos (Nadja Lagares e Walter Gonçalves Lara) aparecem como possíveis nomes para compor a nova Mesa Diretora.

Mas será que outra chapa pode entrar na disputa? Um nome que ganha força é o do vereador Adriano da Ambulância, também do PSD, assim como Amilton. Adriano já foi presidente da Casa entre 2021 a 2023, período em que implementou melhorias como a transmissão ao vivo das sessões pelas redes sociais, garantindo mais transparência, além do aumento do cartão alimentação para os servidores da Câmara. Essa gestão pode pesar a seu favor, conquistando apoio entre os vereadores.

A dúvida agora é: Amilton continuará na presidência? Quem será substituído na Mesa Diretora? O primeiro secretário ou o vice-presidente? Quem será colocado no lugar?

Além disso, novas eleições para as comissões também deverão ser realizadas, respeitando a proporcionalidade partidária.

A disputa está acirrada e promete desdobramentos nos próximos dias. E você, o que acha dessa reviravolta?

Banner 4 Patas
Banner Digital
Banner Lobo Cell
Banner Balneário Água Boa
Banner Perfil Auto Escola
Banner Texa novo
Rian Leal
Banner Clinica da Familia